Sequência didática:Como os alimentos são produzidos e chegam até nós?

Sequência didática : Como os alimentos são produzidos e chegam até nós? livro: Orientações curriculares Proposições de Expectativa de Aprendizagem do Ensino fundamental I – Natureza e sociedade  página 171 a 173 – da Secretaria da Educação do Município de São Paulo ano de 2007.

Material pode ser localizado no Portal da Cidade de São Paulo – Educação – biblioteca pedagógica.

Problematização: Esatratégias: Ciências:Identificar origem e processos básicos de produção de alguns alimentos não industrializados e industrializaados a partir de embalagens e outras referências.

Geografia: Identificar percursos dos alimentos desde a produção até o consumo.

Elaborar mapas relacionados a história dos alimentos, origem, local de plantação, da rpodução e do consumo.

Leitura de informações de ingredientes em rótulos de produtos industrializados ( suco, pão, açúcar entre outros.) compará-los com alimentos “in natura” como exemplo laranja, alface, cebola, entre outros alimentos naturais.

Elaborar hipóteses sobre a função dos conservantes como pães e sucos industrializados.

Preparar uma pesquisa utilizando perguntas em feiras, mercadinhos, hipermercados, escolhendo pessoas a serem entrevistadas.

Como sensibilização assistir a um vídeo sobre o processo da cadeia produtiva de laticínios.

Produto final ou avaliação: elaborar um mapa da localidade onde moram os alunos e a distribuição dos alimentos industrializados e não industrializados, podendo observar mapas de sua cidade ou estado ou até um mapa do Brasil localizando onde estão a matéria- prima, a indústria que transforma .

Faixa etária: alunos do 4º ano do ensino fundamental I de 9 anos.

Esta atividade está ligada à sensibilização: Quais são os hábitos alimentares das crianças?

About these ads

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. zenaide
    mar 09, 2011 @ 17:55:49

    Olá !!!Gostaria de mais sugestões de atividades para serem desenvolvidas com alunos do 4ºano__geografia ,história e ciências- que esjam de acordo coma proposta curricular do estadode São Paulo.obrigada

    Responder

    • sueohira
      mar 10, 2011 @ 19:51:11

      Zenaide, estarei postando algumas atividades de Natureza e Sociedade ( história, geografia, ciências), boa parte das atividades são acompanhadas pela Estação Ciências de São Paulo.
      Na prefeitura de São Paulo, o conteúdo ficou tudo junto, em interdisciplinaridade, como a prefeitura de São Paulo e o governo do Estado fizeram uma parceria, os conteúdos são praticamente os mesmos, como já fui professora da rede estadual, os conteúdos são praticamente os mesmos. Atenciosamente Sueli.

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: