Tsunami -1

Cause-tsunami

Image via Wikipedia

Tsunami -1

No dia 11 de março de 2011, o Japão teve um terremoto de 8,9 da escala Richter, mesmo do que ocorreu nas Filipinas que foi mais de 9º de escala.

Como em todos os canais de televisão e internet, está sendo comentado tal assunto, com certeza os alunos informados vão querer saber detalhes, principalmente alunos do ensino fundamental I muitos ainda não haviam nascidos no último tsunami.

Com certeza eles vão perguntar sobre o significado de tsunami, “ondas  gigantes”, como ocorrem, sobre os terremotos, se no Brasil, vai acontecer o mesmo, sobre o círculo do fogo, das placas tectônicas, do vazamento de energia nuclear, alguns assuntos  foram  enumerados no último grande tsunami, hoje com o agravante das usinas nucleares.

Como sugestão pode-se prepara um bom texto resumido sobre o assunto,levantar as hipóteses dos alunos, boscar um texto de sensibilização e a leitura de um texto bem escrito e de qualidade, com todas as pesquisas exatas sobre o assunto. No próximo post farei um resumo bem na linguagem que os alunos possam compreender e abrir um debate, em uma roda de conversa, depois partirmos para uma roda da curiosidade, e leitura, e roda de jornais e revistas, completando o ciclo de estudo com uma comunicação oral onde o aluno exercita o ler para aprender.

 

About these ads

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. sueohira
    mar 13, 2011 @ 01:19:24

    Ontem dia 11 de março de 2011, o tsunami que ocorreu no Japão, e mais o terremoto de 8,9º na escala Richter, para mim foi muito difícil, imaginem você acordar cedo por volta das 5 horas da manhã ligar a televisão e assistir e ouvir a notícia, com familiares morando no Japão, a sensação foi horrível, sem receber notícias ou conseguir notícias de amigos e parentes. Fui ao trabalho e consegui dar minha aula, mesmo abalada, meus alunos não ficaram sabendo do acontecimento, talvez quando retornassem às suas casas, pois alguns deles tem parente lá no Japão, minha irmã e sua família estão bem apesar de tudo, deixo minha solidariedade às pessoas daqui e seus parentes, e aos japoneses e suas perdas, além dos desaparecidos que com certeza o mar levou Sueli S. Ohira, cuja família está em Nakano, Japão.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: