Projeto didático: Confabulando com fábulas 8

A raposa e as uvas?  ............DSCF3568a

Image by SantaRosa OLD SKOOL via Flickr

Projeto didático:  confabulando com fábulas 8

Atividade : Identificar as ações desenvolvidas em uma fábula.

Objetivo: identificar com a orientação da professora, possíveis elementos da organização interna da fábula: situação inicial, desenvolvimento da ação, situação final e moral.

Material:  a partir de uma sequência de quadrinhos que retrata  uma situação de conflito e resolução, dois elementos importantes nos textos narrativos que aparecem nas fábulas.

Objetivos específicos: verificar através da apresentação de quadrinhos, o aluno consegue reconstituir, oralmente a  sequência das principais ações de uma fábula, percebendo o momento da tensão inicial e os personagens e a resolução dessa tensão;

Verificar se consegue perceber a relação de causa e consequência entre as ações das personagens;

Perceber a relação entre a moral e o tema da fábula estudada.

lemrete: Durante a reconstitituição das ações, será importante mediar, a produção oral dos alunos, certificando-se de que reconhecçam os elementos constituintes do gênero e a seqência de ações representadas.

Avaliação: A atividade permite verificar e apresentar referências para que os alunos possam, posteriormente, reescrever uma fábula como um bom texto escrito, seguindo todas as etapas para se ter uma boa fábula, escrita e apresentada na leitura de modo coeso, acertivo e de fácil entendimento de quem está lendo sua produção.

É importante retomar com os alunos as questões apresentadas várias vezes em fábulas diferentes, chamando a atenção para a fala dos personagens que aparecem de modo diferente – ritmo, volume, timbre e entonação de voz do narrador.

A próxima etapa é a reescrita que serve de diagnóstico , para critérios de avaliação de uma fábula , e isso paderá auxiliar o professor a realizar encaminhamentos para atividades de maior destana nas dificuldades que forem aparecendo.

Material de apoio escrito a partir do Caderno de Apoio a Aprendizagem de Língua Portuguesa do 3º/ 4º ano do ensino fundamental I   livro do professor.

Estas etapas podem ser realizadas em outros gêneros literários pois facilita , o entendimento de cada gênero estudado pelos alunos e também verificar o nível de dificuldade para elaborar um bom texto, bem escrito e repertoriado.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: