Situação problema – operações matemáticas – 2

Situação problema – operações matemáticas – 2

Problemas do campo multiplicativo:

Os problemas do campo multiplicativo estão classificados em:  combinatório (conjuntos), configutação retangular ( quantidade em determinado espaço), proporcionalidade ( proporção de determinada quantidade), comparação ( comparar coleções como exemplo).

Exemplos de problemas em cada classificação:

1. Combinatório:

Adriana tem em su guarda roupa 3 saias e 6 blusas. De quantas maneiras diferentes ela pode se vestir?

2. Configuração retangular:

Preciso colocar em uma sala de aula para uma reunião 63 cadeiras, dispostas em 7 fileiras. Em quantas colunas poderei organizar essas cadeiras?

3.Proporcionalidade:

Maria vai comprar 4 pacotes de bombons. Cada pacote custa 12 reais. Quanto irá pagar pelos 4 pacotes ?

4. Comparação:

Carlos tem o 65 reais e Marcos tem o triplo desta quantia. Quantos reais tem Marcos?

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2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Maria Osete Pereira de Abreu Pinto
    jun 16, 2011 @ 12:37:10

    Quero saber quais são as combinações das atividades 1 e4 do livro Ler e Escrever da pagina 29 do ano de 2010 ciclo I
    Ajuda-me nessa questão por favor, vou fazer uma Sondagem hoje e essaa duas atividades
    estão preocupando-me.

    Resposta

    • sueohira
      jun 16, 2011 @ 19:48:25

      Desculpe eu trabalho até às 13.30, não foi possível responder , em que ano seus alunos estão? São atividadesdo campo atitivo ou multiplicativo do 3º/4º ano de 9 anos, na página 29 e30 do ler e escrever de anos ateriores estão as planilhas de preenchimento. Não sei se será pssível você receber este comentário antes da sondagem, em geral montamos 4 a 5 carteiras separadas e os alunos vão ralizar a atividade, tem alunos de vai realizar o cálculo mental, e encontrar a resposta, tem aqueles alunos que realizam outras estratégias e chegam ao resultado.Não sei se sua escola realiza a prova da Cidade onde, os resultados dos problemas estão divididos em grupos, o correto seria o resultado convencional, logo após vem outras estratégias que o aluno utiliza para chegar a o resultado.
      Se for de transformação uma pessoa tem uma certa quantidade , ganha mais alguns e tem o total a transformação está em quanto ela já tinha no início do problema. Já na dupla transformação, tem um x tanto e acrescentou mais alguns é uma atividade de adição, no final foram retirados alguns subtração, assim é necessário realizar uma segunda operação, o total da soma com o resultado final obtido, é possível sber o meio do caminho, não sei se é essa parte da sondagem que está realizando, procure uma planilha de correção da prova da cidade de São Paulo, tem exemplos que vão facilitar na observação do resultado da sondagem, desculpe o atraso, de qualquer forma se você não tiver acesso ao material de correção da prova da cidade, eu posso mandar para você, atenciosamente Sueli

      Resposta

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