Poesia narrativa- cordel – atividade inicial

Literatura de cordel REFON

Image via Wikipedia

Atividade:

Apresentar aos alunos alguns modelos de poesia narrativa usamos em sala de aula A raposa e as bananas de José Francisco Borges do livro Balaio de idéias.  Porto Alegre, Projetos.

Na poesia a raposa faminta está procurando pegar um cacho de bananas e faz um esforço, parecido com a fábula A raposa e as uvas de Esopo.

Cordel – vamos iniciar a apresentação de textos de Cordel, um tipo de poesia popular, para depois escreverem suas próprias poesias.

Encaminhamento:

Realizar levantamento prévio com os alunos sobre o que seria uma poesia narrativa.

Apresentar os textos de cordel.

Analisar as capas, explorando as imagens, realizando a leitura da imagem e opinar sobre qual conteúdo determinado cordel apresenta.

Observação: nesta etapa os alunos vão se divertir, lendo as curiosidades que o texto apresenta, as narrativas, todas rimando no decorrer do texto, informações e quadrinhas.

Este é o início para aprender a ler e escrever cordel, sempre em função de determinados verbos e de sua linguagem própria.

Atividade adequada para alunos do 4º ano em diante do ensino de 9 anos.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: