Atividade : Sistema monetário brasileiro

One Real

Image via Wikipedia

Objetivo:

Utilizar conhecimento sobre as operações matemáticas nas situaçõoes do cotidiano que abrangem o sistema monetário brasileiro.

Etapas:

Atividade a ser realizada em duplas.

Cópias de atividades com situações problemas.

Verificar em uma conversa com os alunos sobre as experiências que vivenciaram  no cotidiano referente ao uso do dinheiro.

Verificar o conhecimento dos alunos quanto aos valores das cédulas e das moedas em circulação hoje no Brasil.

Circular na sala de aula e verificar quais estratégias os alunos utilizam no cálculo mental.

Socializar as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos.

Modelo 1. Ajude o Paulinho a escolher o lanche.

Paulino e sua turma do 3º ano foram a uma excursão em um parque Paulinho tem R$ 10,00 para comprar o seu lanche. Na lanchonete observou os seguintes preços:

Lanchonete do Tio André   Refrigerante …R$1,80

Salgados…R$ 1,25

Hot-dog…..R$ 2,50

Misto Quente…R$ 3,50

Ele decidiu comprar 1 refrigerante  , 1 misto quente e 1 salgado.

Ele poderá comprar esses ítens com o dinheiro que tem?

Qual valor que vai sobrar do dinheiro ou vai gastar tudo?

Quanto sobrou?

Proponha com frequência outras situações problemas que envolva cálculos com sistema monetário em outros modelos.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: