Projeto didático- Confabulando com fábulas -15

LICHIA - Litchi chinensis Sonn

Image via Wikipedia

Projeto didático: Confabulando com fábulas -15

Reforçando a atividade confabulando com fábulas 13, sobre a receita para escrever uma fábula tradicional, podemos ressaltar:

Aspectos importantes em relação à proposta e ao sentido do texto, realizar um comparativo entre outros tipos de textos e gêneros diferenciados de contos infantis, questões como:

Título

Autor

Há um narrador ?

Apresenta um conflito ou um problema a ser resolvido?

Apresenta personagens animais com comportamentos humanos?

Apresenta moral ou reflexão que combina com a história?

Desenvolve bem,sem omitir (esconder)ou contrariar informações ou ações?

Tem a fala dos personagens?

Tem espaço vago ou tempo vago?

A professora pode levar vários tipos de textos literários e verificar as questões que são pedidas, os alunos na primeira vez em que realizaram análise  apresentaram várias dúvidas, já na análise de outros textos conseguiram encontrar deforma precisa respostas e verificar se eram fábulas ou outro gêneros literários, esta atividade ajuda o aluno a reconhecer o gênero fábula e   outros gêneros de literatura infantil.

Atividade adequada para o 4º ano do ensino fundamental de 9 anos.

Material de apoio – para desenvolver outras atividades. Caderno de Apoio e aprendizagem da prefeitura de São Paulo – Língua Portuguesa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: