Objetivo:
Analisar,interpretar,formular e resolver situações problema compreendendo diferentes significados as operações envolvendo números natuais ( campo multiplicativo de proporcionalidade).
Utilizar a decomposição das escritas numéricas e propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição para a realização de cálculos envolvendo multiplicação e a divisão.
Atividade: (modelo)
Na estação de metrô, a caminho da sala São Paulo, Júlia descobriu que em cada vagão podem viajar 140 pessoas. Se o trem tem 6 vagões, quantas pessoas serão transportadas em uma viagem com lotação máxima ?
Para calcular o número de passageiros, ela fez a oepração de duas maneiras diferentes:
6×140=
6x(100+40)=
6x 100=600
6×40= 240
600+240= 840 passageiros
ou 100+40
x 6
___________
600+240
_______
840
Discuta com seu colega de dupla os procedimentos de Júlia e resolva os problemas usando um deles :
a) Um ônibus transporta 46 passageiros. Quantos passageiros ele trnaportará se fizer 5 viagens totalmente lotados ?
b) Um ônibus transportou 184 passageiros. Lvando 46 4m caada viagem.Quantas viagens ele fez?
Atividade adequada a partir do 3º ano do ensino fundamental de 8 anos.
Material de apoio: Caderno de apoio e aprendizagem do 4º ano livro do professor.