Números nos transporte

Objetivo:

Analisar,interpretar,formular e resolver situações problema compreendendo diferentes significados as operações envolvendo números natuais ( campo multiplicativo de proporcionalidade).

Utilizar a decomposição das escritas numéricas e propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição para a realização de cálculos envolvendo multiplicação e a divisão.

Atividade: (modelo)

Na estação de metrô, a caminho da sala São Paulo, Júlia descobriu que em cada vagão podem viajar 140 pessoas. Se o trem tem 6 vagões, quantas pessoas serão transportadas em uma viagem com lotação máxima ?

Para calcular o número de passageiros, ela fez a oepração de duas maneiras diferentes:

6×140=

6x(100+40)=

6x 100=600

6×40= 240

600+240= 840 passageiros

ou     100+40

x 6

___________

600+240

_______

840

Discuta com seu colega de dupla os procedimentos de Júlia e resolva os problemas usando um deles :

a) Um ônibus transporta 46 passageiros. Quantos passageiros ele trnaportará se fizer 5 viagens totalmente lotados ?

 

b) Um ônibus transportou 184 passageiros. Lvando 46 4m caada viagem.Quantas viagens ele fez?

Atividade adequada a partir do 3º ano do ensino fundamental de 8 anos.

Material de apoio: Caderno de apoio e aprendizagem do 4º ano livro do professor.

Dusky-legged Guan perching on a branch in Hort...

Image via Wikipedia

 

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