Sala de aula acolhedora e interativa

Sala de aula acolhedora e interativa

Como podemos ter uma sala de aula interativa e acolhedora, principalmente em salas de aulas que possui apenas o quadro branco e o armário da professora.

Ao verificar a rotina do dia ou agenda os alunos sabem quais conteúdos serão trabalhados em determinados dias.

No dia anterior a professora avisa o que ocorrerá no dia seguinte , além de realizar alguns combinados com os educandos.

Como fazer uma sala aconchegante e interativa, montar cantinhos interativos, como o cantinho da leitura, o Jornal Mural, o cantinho dos desafios,  os alunos agrupados em duplas ou trios para realizar a atividade solicitadas.

O quadro branco pode ser usado  como parte integrante das atividades. Quando a agenda do dia é colocada e os objetivos / metas do dia. como exemplo, todas as terças-feiras, os alunos terão informática, leitura em voz alta da professora , a leitura do dia é uma poesia,  leitura do aluno em voz alta depois atividade de língua portuguesa ( texto com tarefa), roda de jornal ou jornal mural, onde os alunos escolhem o título, o subtítulo, legenda, LID( 1º parágrafo -resumo, entrevista, atividade de ortografia e gramática, cantinho da matemática.

Tudo explicado e nomeado no início das aulas, atividade matemática e desafios espalhados pelas paredes da sala de aula, só faltando um computador em sala que possui várias tomadas com pontos de internet de conexão de rede banda larga.

A idéia é até o final da aula os alunos devem realizar as tarefas do dia.

Muitos alunos tem optado que cada grupo inicia a atividade a partir de seu interesse, rodiziando em uma das atividades. Quando o aluno termina todas as tarefas pode responder um dos desafios ou até ir no cantinho da leitura realizar a leitura. Quando aparece dúvidas ou os alunos não entende determinados conceitos, a professora atendo o grupo, e sempre as dúvidas de cada grupo são diferentes, e todos os alunos realizam a atividade. Se algum grupo não terminou a atividade do dia é dado a oportunidade de retomar o conteúdo em nichos abertos durante as aulas para realizar o que não foi finalizado.

É apenas uma pequena sugestão que pode tornar a aula interessante para os alunos e professores, funciona bem, são estratégias que levam o aluno apensar, questiomar, pesquisar e até  realizar jogos e brincadeiras aprendendo a ler e escrever, esta sala é de 3º ano de 8 anos ou 4º ano de 9 anos.

Aa horas de aula passam rapidamente, pelo aluno estar concentrodo em sua atividade de aprender.

Deixe um comentário